Dicas para lojistas durante a Black Friday

É importante calcular todos os gastos antes de criar as promoções, afinal, muito desconto acaba com o lucro das vendas

Postado em Dicas,Notícias em

Quando vai chegando a hora da Black Friday, fica muito comum encontrar dicas para os consumidores, sugestões de como comprar e se proteger, mas pouco se vê de material destinado às empresas e lojistas. Grandes ou pequenas, físicas ou online, as lojas devem também tomar certas precauções, especialmente na hora de mudar os preços e criar as promoções.

O primeiro passo deve ser sempre o planejamento anual, afinal, é bom saber com antecedência como serão feitas as vendas nesse dia tão propício ao lucro. Será bem mais fácil dar bons descontos se a compra dos produtos do fornecedor também for econômica. Para que seja justo com os consumidores, nunca aumente os preços para dar desconto em cima das cifras inflacionadas, afinal, isso pega mal e a credibilidade da loja cai.

Promoções

As promoções devem ser boas para as duas partes, sem inflação de preços, mas também sem abaixar demais o valor, já que o cliente pode desconfiar. Se o produto custa 10, faça por 8, mas não 5. Descontos irreais fazem empresas perderem muito capital e a tentação de esvaziar estoques a qualquer custo pode ser prejudicial.

Sempre contabilize os custos da compra de produtos, despesas em divulgação, decoração e o que vai render nas vendas. Se tudo estiver organizado, as promoções serão mais conscientes e o lucro, maior. Outra coisa que influencia em uma promoção é o preço da concorrência, então esteja sempre de olho no “vizinho”.

Logística e divulgação

As estratégias de divulgação dependem muito da disponibilidade em gastar com decoração, banners e até propagandas em veículos de comunicação. Atrair os clientes com publicidade é sempre uma boa opção, mas se a loja for pequena, talvez não valha a pena investir muito nisso.

A questão da logística é outra que merece atenção, já que lojas online devem levar em consideração a entrega dos produtos, postagem, fretes e afins. Durante a Black Friday é comum as lojas aumentarem os prazos para entrega, então se planeje e não deixe o comprador esperando muito tempo.

Vale a pena?

Considere todas as opções acima e veja se aderir à Black Friday fará o seu negócio crescer, já que todas as grandes empresas participam, e se a sua for pequena, concorrer vai ser bem difícil. É bom ressaltar que ambas as partes devem sair ganhando, então os cálculos devem estar afiados para ingressar na data.

Foto: Divulgação

Sites Participantes

Nós buscamos as melhores ofertas nas lojas participantes. Conheça!